Sequências Didáticas e Projetos

As mudanças estão acontecendo, o PNAIC está contagiando e mudando a cara da alfabetização em nosso município. Tantos projetos e sequências didáticas simplesmente 
 M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S!
Não quero perder nenhuma!

 Hoje irei postar o projeto didático da Pró Alda Nolasco, da Escola Municipal Ismael Cruz.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

POLO: ITAPETINGA

CENTRO EDUCACIONAL ISMAEL CRUZ LIMA

PROFESSORA: ALDA NOLASCO FREITAS

ANO: 2ºB     TURNO: MATUTINO








PROJETO DIDÁTICO

TRABALHANDO COM PARLENDAS



Projeto Didático: Trabalhando com Parlendas




Público alvo: Alunos do 2º ano


Duração: Três semanas


Áreas de Conhecimento: Linguagem oral e escrita, Matemática, Ciências, Movimento (motricidade/coordenação motora).


Justificativa:

As parlendas são formas literárias tradicionais de origem oral que são recitadas em brincadeiras de crianças. Algumas parlendas são muito antigas e fazem parte do folclore brasileiro.

As parlendas podem ser utilizadas em sala de aula, propiciando aprendizagem e divertimento.

Sua linguagem traz em si o aspecto lúdico tão apreciado e valioso enquanto recurso didático para se trabalhar com crianças em fase de alfabetização, por serem textos de fácil memorização e que utiliza a rima em sua composição, favorecendo o desenvolvimento da oralidade, além de se mostrar um eficaz caminho para a formação da consciência fonológica em crianças ainda no início do processo de leitura e escrita.

Nesse contexto, não foi a toa que propomos aos alunos do 2º ano do Centro Educacional Ismael Cruz Lima o trabalho com parlendas das quais fazem parte o nosso folclore, no intuito de alinharmos as práticas de alfabetização necessárias ao domínio das correspondências som/letra com a ampliação do gosto pela leitura consolidando atividades de letramento, Matemática e conteúdos de Ciências naturais que podem ser contemplados a partir dessa proposta interdisciplinar.


Objetivo Geral: Conhecer o gênero textual PARLENDAS, utilizando-o enquanto recurso para desenvolver a linguagem oral e escrita de maneira lúdica.


Objetivos Específicos:

- Ler por prazer;

- Identificar palavras e frases dentro do texto memorizado;

- Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever e ler palavras formadas por diferentes estruturas silábicas;

- Reconhecer diferentes tipos de letras em situações de leitura de textos do gênero textual parlendas;

- Participar de interações orais em sala de aula;

- Estabelecer relação de intertextualidade entre textos;

- Localizar informações explícitas em textos trabalhados.

- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;

- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.

- Entender conceitos básicos das Ciências como alimentação saudável;

- Produzir escrita espontânea de textos de memória;

- Coletar, organizar, classificar ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados;

- Resolver problemas do cotidiano utilizando a matemática e o cálculo mental;


Conhecimentos/habilidades:

- Leitura de palavras e textos;

- Correspondência som/letra;

- Oralidade;

- Intertextualidade;

- Relação Numeral  X Quantidade;

- Resolução de problemas;

- Representações numéricas;

- Sistema Monetário Nacional;

- Tratamento de Informação;

- Construção e Leitura de Gráfico;

- Alimentação e hábitos saudáveis;

- Escrita espontânea.


Atividades a serem desenvolvidas:

- Leitura da parlenda no cartaz;

- Interpretação oral;

- Trabalho em dupla de análise fonológica e estrutural de palavras retiradas do texto;

- Alfabeto móvel;

- Texto fatiado;

- Leitura coletiva do texto;

- Caça-palavras;

- Identificação de palavras no caça-palavras.

- Pesquisa dos preços dos alimentos;

- Simulação de compras;

- Construção de gráfico;

- Trabalho de consciência corporal e bons hábitos alimentares;


Recursos:

Cartaz, caça-palavras, quadro de análise das palavras, lápis, borracha, texto impresso, parlenda fatiada em tirinhas, quadro branco, marcador para quadro branco, cartolina, marcador permanente, cadernos dos alunos.


1ª Etapa:

- Apresentação de uma parlenda aos alunos e proposta do projeto;

- Discussão e combinados do que será aprendido no decorrer do Projeto e o produto final do mesmo;

- Registro dos combinados pela professora, para consultas que sejam necessárias;


2ª Etapa:

- Estudo da parlenda num cartaz, perguntar aos alunos se eles sabem o que é parlenda;

- Explicar o que é e quais as características desse gênero;

- Ler a parlenda para os alunos, depois pedir para que façam a leitura da mesma junto com o professor; leitura e memorização do texto; brincar com a parlenda, fazendo a leitura em dupla - cada aluno lê um verso (as duplas foram formadas de acordo o nível de escrita dos alunos, sendo agrupados alunos com níveis próximos);


3ª Etapa:

- Fixar no quadro a parlenda separada por frases em uma folha de papel madeira, mudar a ordem das frases e pedir que verifiquem o que aconteceu;

- Solicitar aos alunos que ordenem as frases de acordo com o texto;

- Entregar a cada dupla de alunos o texto fatiado fora da ordem, para que eles colem na ordem certa;

- Fazer a leitura coletiva do texto;


4ª Etapa:

- Análise estrutural e fonológica dos numerais 4, 9, 5 e 3 (escritos por extenso): Quantas letras, quais letras, primeira e última letra da palavra; quantas vezes você abre a boca para falar a palavra (sílabas);

- Distribuir a atividade do caça-palavras impressa;

- Pedir aos alunos que leiam as palavras (numerais) em destaque;

- Identificar as palavras no caça-palavras.


5ª Etapa:

- Fazer uma pesquisa dos preços dos alimentos encontrados no texto (biscoito, arroz, feijão e pastéis);

- Construir um cartaz com a tabela de preços e simular situações-problemas com a venda desses produtos, passar troco, somar o valor de um produto com outro, os alunos poderão utilizar cédulas e moedas (sem valor) que estão disponíveis para recorte ao final do livro didático de matemática;


6ª Etapa:

- Explorar os hábitos alimentares dos alunos a partir dos nomes dos alimentos que aparecem na parlenda;

- Construir um gráfico a partir de informações obtidas em sala de aula, pesquisando qual dos alimentos da parlenda é/são os preferidos pela turma (feijão, arroz, pastel e biscoito), primeiro coletar os dados, anotá-los no quadro e fazer a contagem dos pontos de cada alimento e construir o gráfico;

- Identificar informações organizadas em gráfico de colunas referentes a situação pesquisada, realizando a leitura do gráfico;

- Identificar quais dos alimentos apresentados na parlenda são saudáveis e quais devemos evitar comer com frequência;

- Reprodução do gráfico no caderno pelos alunos;

- Análise estrutural e fonológica dos nomes dos alimentos;

- Leitura coletiva e interpretação;

- Expor em cartaz o texto “Criança não trabalha” e fazer a relação com o texto trabalhado anteriormente observando as diferenças e semelhanças.


7ª Etapa – Produto Final:

Reunir as produções feitas e convidar as turmas do 1º Ano para visitarem a sala e assistirem a recitação da parlenda feita pelos alunos.






ANEXOS



PARLENDA:


UM, DOIS,
FEIJÃO COM ARROZ.


TRÊS, QUATRO,
FEIJÃO NO PRATO.


CINCO, SEIS,
REPITO UMA VEZ.        


SETE, OITO,
COMER BISCOITO.


NOVE, DEZ,
COMO PASTÉIS!

Criança Não Trabalha


Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez


PROJETO DE ARTE


ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA ESCOLA EDIRANI PACIFICO GOES NO PROJETO ARTE PELA PROFESSORA DO 1 º ANO A - ADALTIZA TENÓRIO COSTA














  
















               
 


 

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