As mudanças estão acontecendo, o PNAIC está contagiando e mudando a cara da alfabetização em nosso município. Tantos projetos e sequências didáticas simplesmente
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S!
Não quero perder nenhuma!
Hoje irei postar o projeto didático da Pró Alda Nolasco, da Escola Municipal Ismael Cruz.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA ESCOLA EDIRANI PACIFICO GOES NO PROJETO ARTE PELA PROFESSORA DO 1 º ANO A - ADALTIZA TENÓRIO COSTA
Hoje irei postar o projeto didático da Pró Alda Nolasco, da Escola Municipal Ismael Cruz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA
IDADE CERTA
POLO: ITAPETINGA
CENTRO EDUCACIONAL ISMAEL CRUZ LIMA
PROFESSORA: ALDA NOLASCO FREITAS
ANO: 2ºB TURNO: MATUTINO
PROJETO
DIDÁTICO
TRABALHANDO
COM PARLENDAS
Projeto
Didático: Trabalhando com Parlendas
Público alvo:
Alunos do 2º ano
Duração:
Três semanas
Áreas de Conhecimento:
Linguagem oral e escrita, Matemática, Ciências, Movimento
(motricidade/coordenação motora).
Justificativa:
As parlendas são formas literárias
tradicionais de origem oral que são recitadas em brincadeiras de crianças.
Algumas parlendas são muito antigas e fazem parte do folclore brasileiro.
As parlendas podem ser utilizadas em sala de
aula, propiciando aprendizagem e divertimento.
Sua linguagem traz em si o aspecto lúdico tão
apreciado e valioso enquanto recurso didático para se trabalhar com crianças em
fase de alfabetização, por serem textos de fácil memorização e que utiliza a
rima em sua composição, favorecendo o desenvolvimento da oralidade, além de se
mostrar um eficaz caminho para a formação da consciência fonológica em crianças
ainda no início do processo de leitura e escrita.
Nesse contexto, não foi a toa que propomos
aos alunos do 2º ano do Centro Educacional Ismael Cruz Lima o trabalho com
parlendas das quais fazem parte o nosso folclore, no intuito de alinharmos as
práticas de alfabetização necessárias ao domínio das correspondências som/letra
com a ampliação do gosto pela leitura consolidando atividades de letramento, Matemática
e conteúdos de Ciências naturais que podem ser contemplados a partir dessa
proposta interdisciplinar.
Objetivo
Geral: Conhecer o gênero textual PARLENDAS, utilizando-o
enquanto recurso para desenvolver a linguagem oral e escrita de maneira lúdica.
Objetivos
Específicos:
- Ler por prazer;
- Identificar palavras e frases dentro do
texto memorizado;
- Dominar as correspondências entre letras ou
grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever e ler palavras formadas
por diferentes estruturas silábicas;
- Reconhecer diferentes tipos de letras em situações
de leitura de textos do gênero textual parlendas;
- Participar de interações orais em sala de
aula;
- Estabelecer relação de intertextualidade
entre textos;
- Localizar informações explícitas em textos
trabalhados.
- Associar a denominação do número a sua
respectiva representação simbólica;
- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no
Brasil.
- Entender conceitos básicos das Ciências
como alimentação saudável;
- Produzir escrita espontânea de textos de
memória;
- Coletar, organizar, classificar ordenar e
construir representações próprias para a comunicação de dados coletados;
- Resolver problemas do cotidiano utilizando
a matemática e o cálculo mental;
Conhecimentos/habilidades:
-
Leitura de palavras e textos;
-
Correspondência som/letra;
-
Oralidade;
-
Intertextualidade;
-
Relação Numeral X Quantidade;
- Resolução de problemas;
-
Representações numéricas;
-
Sistema Monetário Nacional;
-
Tratamento de Informação;
-
Construção e Leitura de Gráfico;
-
Alimentação e hábitos saudáveis;
-
Escrita espontânea.
Atividades a serem
desenvolvidas:
- Leitura da parlenda no cartaz;
- Interpretação oral;
- Trabalho em dupla de análise fonológica e
estrutural de palavras retiradas do texto;
- Alfabeto móvel;
- Texto fatiado;
- Leitura coletiva do texto;
- Caça-palavras;
- Identificação de palavras no caça-palavras.
- Pesquisa dos preços dos alimentos;
- Simulação de compras;
- Construção de gráfico;
- Trabalho de consciência corporal e bons
hábitos alimentares;
Recursos:
Cartaz, caça-palavras, quadro de análise das
palavras, lápis, borracha, texto impresso, parlenda fatiada em tirinhas, quadro
branco, marcador para quadro branco, cartolina, marcador permanente, cadernos
dos alunos.
1ª
Etapa:
- Apresentação de uma parlenda aos alunos e
proposta do projeto;
- Discussão e combinados do que será
aprendido no decorrer do Projeto e o produto final do mesmo;
- Registro dos combinados pela professora,
para consultas que sejam necessárias;
2ª
Etapa:
- Estudo da parlenda num cartaz, perguntar
aos alunos se eles sabem o que é parlenda;
- Explicar o que é e quais as características
desse gênero;
- Ler a parlenda para os alunos, depois pedir
para que façam a leitura da mesma junto com o professor; leitura e memorização
do texto; brincar com a parlenda, fazendo a leitura em dupla - cada aluno lê um
verso (as duplas foram formadas de acordo o nível de escrita dos alunos, sendo
agrupados alunos com níveis próximos);
3ª
Etapa:
- Fixar no quadro a parlenda separada por
frases em uma folha de papel madeira, mudar a ordem das frases e pedir que
verifiquem o que aconteceu;
- Solicitar aos alunos que ordenem as frases
de acordo com o texto;
- Entregar a cada dupla de alunos o texto fatiado
fora da ordem, para que eles colem na ordem certa;
- Fazer a leitura coletiva do texto;
4ª
Etapa:
- Análise estrutural e fonológica dos
numerais 4, 9, 5 e 3 (escritos por extenso): Quantas letras, quais letras,
primeira e última letra da palavra; quantas vezes você abre a boca para falar a
palavra (sílabas);
- Distribuir a atividade do caça-palavras
impressa;
- Pedir aos alunos que leiam as palavras
(numerais) em destaque;
- Identificar as palavras no caça-palavras.
5ª
Etapa:
- Fazer uma pesquisa dos preços dos alimentos
encontrados no texto (biscoito, arroz, feijão e pastéis);
- Construir um cartaz com a tabela de preços
e simular situações-problemas com a venda desses produtos, passar troco, somar
o valor de um produto com outro, os alunos poderão utilizar cédulas e moedas
(sem valor) que estão disponíveis para recorte ao final do livro didático de
matemática;
6ª
Etapa:
- Explorar os hábitos alimentares dos alunos
a partir dos nomes dos alimentos que aparecem na parlenda;
- Construir um gráfico a
partir de informações obtidas em sala de aula, pesquisando qual dos alimentos
da parlenda é/são os preferidos pela turma (feijão,
arroz, pastel e biscoito), primeiro coletar os dados, anotá-los no quadro e
fazer a contagem dos pontos de cada alimento e construir o gráfico;
- Identificar informações organizadas em gráfico
de colunas referentes a situação pesquisada, realizando a leitura do gráfico;
- Identificar quais dos alimentos
apresentados na parlenda são saudáveis e quais devemos evitar comer com
frequência;
- Reprodução do gráfico no caderno pelos
alunos;
- Análise estrutural e fonológica dos nomes
dos alimentos;
- Leitura coletiva e interpretação;
- Expor em cartaz o texto “Criança não
trabalha” e fazer a relação com o texto trabalhado anteriormente observando as
diferenças e semelhanças.
7ª
Etapa – Produto Final:
Reunir as produções feitas e convidar as
turmas do 1º Ano para visitarem a sala e assistirem a recitação da parlenda
feita pelos alunos.
ANEXOS
PARLENDA:
UM,
DOIS,
FEIJÃO COM ARROZ.
FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS,
QUATRO,
FEIJÃO NO PRATO.
FEIJÃO NO PRATO.
CINCO,
SEIS,
REPITO UMA VEZ.
REPITO UMA VEZ.
SETE,
OITO,
COMER BISCOITO.
COMER BISCOITO.
NOVE,
DEZ,
COMO PASTÉIS!
COMO PASTÉIS!
Criança Não Trabalha
Lápis, caderno,
chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia,
merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate,
band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Criança não
trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
PROJETO DE ARTE
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
PROJETO DE ARTE
ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA ESCOLA EDIRANI PACIFICO GOES NO PROJETO ARTE PELA PROFESSORA DO 1 º ANO A - ADALTIZA TENÓRIO COSTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário