Momento Lúdico

Nossas professoras promoveram atividades lúdicas bem interessantes com os alunos.
Vamos conferir algumas?
 
 


 1. Essa turminha linda é da Escola Municipal Ismael Cruz: As professoras Marta, Lúcia, Alda e Sara promoveram atividades lúdicas na área de Matemática e de Leitura e Escrita


















Ludicidade em Sala de Aula

Correio na sala

Tema: A importância dos nomes

Feito uma junção das classes do 3º Ano das professoras Tatiana Duarte Almeida e Rosilene Dias Meireles na Escola Augusto de Carvalho; foi proposto aos alunos a escrita de bilhetes aos colegas,fazendo um convite.
Esses bilhetes foram recolhidos e entregues por um só aluno,representando um carteiro. Dentre os bilhetes recolhidos alguns não foram entregues,por não haver nomes dos destinatários.Isto foi relatado em sala pelo(aluno) carteiro.
Em seguida uma aluna fez um questionamento,levando os colegas imaginar como seria o mundo se não houvesse nomes e deu ênfase a importância dos nomes.
Atividade
1- Leitura de uma música (fragmentada),pelos alunos:Nome as coisas.
2-Reconhecer a finalidade do texto lido.
3-Listar nomes de pessoas,objetos,comidas,animais e lugares encontrados na música.
4-Exploração dos nomes de pessoas e escrita em ordem  alfabética.
5-Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula no desenvolver das atividades.
6-Formação de frases com sequência logica.
7-Registrar nomes desconhecidos e procurar saber seus significados.
8-Usar a criatividade na confecção do envelope para o bilhete escrito ao colega.
9-Identificar a quantidade na listagem dos nomes encontrados no texto.
                                                        

Professora:Tatiana e seus alunos


Professora:Rosilene e seus alunos







O JOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA CLASSE DE 1º ANO:UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA ESCOLA

Escola Edirani Pacifico Góes
Turma atendida: 1º Ano vespertino
Professora:Ivani Ruas

Este relato de experiência apresenta uma atividade que foi desenvolvida no intuito de trabalhar os jogos pedagógicos como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem dos alunos.A proposta desenvolveu-se a partir do contexto e da realidade da sala de aula,uma vez que observando a grande necessidade  e dificuldade que os alunos apresentam no processo de aquisição da leitura e escrita,e foi com base nesta dificuldade que trabalhei o lúdico a partir dos jogos pedagógicos para possibilitar a estes alunos uma melhor condição de aprender de forma mais significativa e concreta as questões relacionadas à leitura e escrita trabalhadas em sala de aula.sabemos que o jogo é um recurso essencial e facilitador no processo de assimilação do conhecimento,onde os alunos podem aprender determinados conteúdos brincando e de forma prazerosa.Assim é importante ressaltar que aprender a partir do lúdico é mais eficaz do que a utilização do método tradicional. a criança tem como instinto natural o ato de brincar, e o lúdico desenvolve os jogos e as brincadeiras em função de uma proposta pedagógica que viabilize o processo de aprendizagem,onde faz necessário que os professores estejam atentos com a necessidade de inserir em sala de aula este recurso,esta nova linguagem chamada Lúdico ou ludicidade....Partindo deste contexto,para iniciar o desenvolvimento da experiência em questão,utilizamos vários jogos,mas destacaremos os que foram  eficazes na sala de aula:o jogo da silaba que se dá pela junção de silabas a fim desenvolver e facilitar a formação de palavras,o jogo de memória como um meio de associação da figura a palavra e o alfabeto móvel este é mais livre deixando os alunos formar palavras com as letras que achar necessário.



        
 Diante da utilização desses recursos,após as atividades desenvolvidas pude perceber melhoras significativas na leitura e na escrita,assim como também maior interesse em aprender,uma vez que observei a participação efetiva dos discentes nas atividades desenvolvidas e motivação por parte deles em querer entender o processo dos jogos.Em virtude do jogo,fora possível perceber a interação natural que os alunos participar das atividades.A partir desta atividade desenvolvida pude perceber que o trabalhar com jogo possibilita ao alunado a vivência e desenvolvimento de um ensino diferenciado,onde enriquece e oferece aos mesmos,experiências distinguidas das quais estavam acostumados.O jogo

quando bem trabalhado desperta no aluno o prazer pela leitura e escrita.Propor atividades que vislumbre o jogo como recurso é sem duvida um dos métodos mais eficazes que se pode investir na busca do conhecimento efetivo dos alunos.


Escola Maria Amélia Menezes Santos
Professora: Jucelina Viana Gusmão

 A professora Jucelina desenvolveu com os alunos uma consciência ambiental  através da leitura literária dos livros Festival da Primavera Aventura do Araquá recontado por Branquinha (João de Barro) ,A primavera da lagarta de Ruth Rocha.Depois aconteceu a hora do plantar o grão de feijão e cuidar dele até germinar.









Um comentário:

  1. A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.Parabéns! Professoras brilhantes!

    ResponderExcluir